Mais sobre nós
Posts recentes

Projecto Elevador

Objectivos e Estratégias

Avaliação 2º Periodo

Auto-Avaliação 2º Periodo

Bernardo Santareno nos Tú...

Magazine Imobiliário - Sa...

O Nosso Roteiro de Santar...

Reflexão sobre a metodolo...

Requalificar Santarém em ...

Sondagem à população da R...

Entrevista ao Arquitecto ...

Roteiro Turístico do Cent...

Resultados dos Vários Inq...

Trajecto Transportes Públ...

Reportagem "CCC on the ro...

"CCC on the road" em SANT...

Bom Ano 2008

Passagem de ano em Santar...

Auto-avaliação

Distribuição do Inquérito...

Projecto elevador da Ribe...

Historicidade de Scalabis...

Como explorar a criativid...

Santarém participa pela 1...

"Novembro: Mês de Santare...

Panfleto Santarém Cidade ...

Viagem Aveiro

Mobilidade Sustentável em...

Festival de Gastronomia

Teatro Taborda

Santarém ...

Apresentação

Projecto de 95 milhões de...

Gastronomia

Requalificação do campo S...

Concurso Cidades Criativa...

Arquivos

Junho 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2008
Reflexão sobre a metodologia do CCC

O Concurso Cidades Criativas é um desafio proposto pela universidade de Aveiro com a organização do professor José Carlos Mota, as Cidades Criativas são um tema que tem vindo a ser cada vez mais falado em toda a sociedade actualmente. O estudo e debate sobre a informação de um elevado número de cidades do nosso país é agora muito mais abundante com a exploração deste projecto por parte dos grupos de área de projecto do 12º ano, com aderência de muitas escolas. O Projecto Cidades Criativas tem como principal objectivo mostrar, tanto aos jovens estudantes como a todos os habitantes das respectivas cidades, a importância do património histórico e cultural que caracterizam o local, tentando sempre ao máximo que estes projectos tenham um impacto significativo na população, independentemente dos alunos sugerirem projectos de carácter realizável como utópico.

Em Santarém encontram-se vários grupos a trabalhar neste projecto, que exploraram o aproveitamento territorial, económico, ecológico, etc. existente na considerada “Capital do Gótico”.

O nosso grupo nomeou o projecto de “Projectar Scalabis no Futuro”, tentando mostrar assim que o nosso trabalho trata da inserção da nossa cidade nas ideias futuras que possam surgir, de modo a tornar a nossa cidade adaptável às ideias futuristas da sua população, nunca pondo de lado a importância de manter uma política justa e sustentável. O estudo envolvido neste trabalho engloba um levantamento de dados de alguns dos edifícios históricos da nossa cidade, que embora sejam (na opinião de grande parte da população) um símbolo do património histórico, a manutenção destes edifícios nem sempre tem sido a melhor, levando por vezes à degradação dos espaços e sucessivamente ao seu abandono como é o caso do teatro Rosa Damasceno de Santarém. Outros edifícios que por seu lado têm sido motivo de orgulho para a cidade, como é o caso da Igreja da Graça, Teatro Taborda ou Torre das Cabaças, mostram que a nossa cidade tem vindo a ter uma parte do seu valioso património bem conservado, mobilizando o turismo na cidade.

Pretendendo facilitar a mobilização pedestre em Santarém, o nosso grupo escolheu como projecto principal um elevador que realize a conexão entre a zona ribeirinha e a zona histórica, que está no planalto. Temos explorado as diferentes formas de inserir o elevador nas barreiras da cidade, respeitando sempre o facto de já ter existido um projecto que se assemelha ao nosso, mas que foi esquecido e guardado nos arquivos da Associação de Estudo de Defesa do Património Histórico-Cultural de Santarém (AEPHICS).

Este elevador irá promover a movimentação pedestre na cidade visto que sugere que o uso de veículos não seja necessário no percurso zona Ribeirinha – Santarém, Santarém – zona Ribeirinha.

Já foram realizadas duas conferências com a temática das Cidades Criativas na escola Secundária Dr. Ginestal Machado, uma a nível escolar que envolveu a presença do professor de Geografia Vítor Barreto e do actual presidente da AEPHICS, Vasco Serrano. A segunda conferência teve a participação do Dr. José Carlos Mota, e presença de muitas outras escolas (Almeirim, Coruche, Fátima, Tomar, entre outras), e permitiu-nos após o debate, obter uma ideia mais concreta sobre este projecto interescolar.

Como pode já ser verificado o Concurso Cidades Criativas tem vindo a ganhar conhecimento na cidade de Santarém, e é nosso objectivo dar a conhecer esta capital através deste concurso.

Actualmente pesquisamos informação acerca de elevadores (como funcionam, o modo de construção, os aspectos que criam preferências na construção, etc.) de maneira a definir um dos nossos projectos do elevador como principal, apresentando-o brevemente de uma forma mais elaborada.

No decorrer desta pesquisa vamos sempre fornecendo informação acerca dos edifícios históricos marcantes do património cultural e arquitectónico scalabitano.

 

publicado por santaremcidadescriativas às 10:30
link do post | comentar | favorito
Fotos
Pesquisar neste blog
 
Tags

todas as tags

Links
blogs SAPO
subscrever feeds